quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Centro Cultura Dr. Laudelino Gomes



33-Você sabia ? Que em 1.934 – Decreto nº 69 de 14 de junho, desapropria terrenos do Sr. João Garcia Rosa e Jerônimo Garcia Rosa, para a construção do grupo escolar, hoje Centro Cultural Dr. Laudelino Gomes de Almeida, sendo as cartas de datas (lotes nº 113 e 114) no valor de 126$400 (cento e vinte e seis mil e quatrocentos reis) pagos a cada uma das (datas) áreas. (L277P47) consta:"Livro 277 -página 47 do arquivo histórico municipal"

Extraído por (wolney tavares)

3 comentários:

Unknown disse...

Amigo ! aqui falo de Hidrolândia , Estado de Goiás, me diga uma coisa o atual Colégio Estadual Professora Augusta Machado , tinha o nome anterior de Escola Laudelino Gomes Ferreira, seria o mesmo ?????

mbfc disse...

Não, O Laudelino do nome do grupo escolar é de um médico sanitarista Laudelino Gomes de ALMEIDA.

CASSILÂNDIA - MS disse...

Dr. Laudelino Gomes de Almeida era goiano, médico que certamente formou-se (pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, GRIFO NOSSO) Residiu em Paracatu e em 1.907 morou em Patos de Minas, onde veio a casar-se com Zamita Magalhães. Em 1916 mudou-se para Franca-SP. Passou por Belo Horizonte, onde atendia na Policlínica instalado em 1926. Foi um dos iniciadores da campanha revolucionária de 1930 em Mato Grosso.
Transferindo-se para Goiás, em 1931 foi nomeado para a Diretoria de Higiene do estado, por indicação do interventor Pedro Ludovico Teixeira, seu primo por parte de Dona Josefina Ludovico de Almeida (mãe de Pedro Ludovico). Foi encarregado de analisar a melhor localização para a instalação da nova capital do estado de Goiás. O resultado de seu trabalho serviu-lhe para embasar a decisão de comissão, constituída em 1932, que se decidiu, em março de 1933, pela região de Campinas, hoje é um bairro de Goiânia. Nomeado para Diretor Geral do Serviço Sanitário do Estado de Goiás em 1933.
Laudelino Gomes presidiu o Partido Social Republicano de Goiás. Foi um dos deputados eleitos pelo partido no pleito de outubro de 1934, exercendo seu mandato de maio de 1935 a dezembro de 1936. Durante o seu cargo, foi oponente a adoção do parlamentarismo no país. Um entusiasta em defesa de uma educação de melhor qualidade. Quando residiu em Patos de Minas, chegou a mobilizar a população para a construção de uma escola que atendesse uma melhor educação para todos. A obra foi concretizada, e o Grupo Escolar de Patos foi instalado no dia 4 de julho de 1917. (Edifício hoje demolido). Laudelino Gomes faleceu em 1937.
Por assas e outras razões, o primeiro prédio construído para funcionar o Grupo Escolar, passou a chamar-se “Grupo Escolar Dr. Laudelino Gomes de Almeida”, uma justa homenagem. Inaugurado na fria manhã de 9 de agosto de 1.939, a mais antiga instituição educacional pública da cidade, foi no passado e, tendo sido também palco de eventos culturais, artísticos, literários.
Através de verba federal, que foi restaurado e transformado em Centro Cultural Dr. Laudelino Gomes de Almeida com a sua reforma em 1997/98, tornou-se um dos cartões postais da cidade em meio de tantas outras belezas a serem mostradas.